quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

“KUTANGA” A NOVA POÉTICA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020  | Sem Comentarios



A Editora Òmnira traz para o cenário literário dos PALOP-Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a coletânea poética “Kutanga”, que em Kimbundo (língua nacional falada
Flora é a poesia Kutanga na Rússia
 na região Noroeste de Angola) quer dizer: LER, obra essa que abrirá o ano da parceria entre a UBESC-União Baiana de Escritores/Brasil e o Movimento Literário Kutanga/Angola, com a participação de 13 poetas negros de países como: Angola - Azul Fenix, Flora Salvador Tito e Wende Bocado; Brasil – Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Fátima Trinchão, Glória Terra, Jovina Souza, Lilian Rocha, Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus; Moçambique - Pedro Alfredo Ferro; São Tomé e Príncipe - Carlos Cardoso.
Wende brilha com a poesia angolana
A coletânea poética terá apresentação do jornalista e escritor moçambicano Eduardo Quive e as orelhas do jornalista e escritor angolano José Luís Mendonça. A obra terá ainda capa e ilustrações dos artistas plásticos, o angolano  Elias Jamba Sanjelembi e o Cabo-verdiano Moustafá Assem.
Curiosidades do projeto: a poetisa mirim angolana Wende Bocado tem somente 7 anos de idade, além de recitar poetas consagrados e internacionais, já escreve suas próprias poesias; a poetisa também angolana Flora Salvador Tito, reside na Rússia onde faz Licenciatura em Psicologia Criminal, na Universidade MBD Rússia e o poeta são-tomense Carlos Cardoso reside em Roterdã/Holanda, onde é técnico de manutenção de máquinas e programador de robots industriais, na empresa KERAF.
É um projeto levado a título de divulgação internacional do nome desses autores contemporâneos, quando exemplares do livro serão doados aos Centros Culturais Portugueses, Bibliotecas Comunitárias, Clubes de Leituras e Bibliotecas de escolas e universidades, nos países participantes. O projeto tem a coordenação do jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal e a obra terá a chancela do selo editorial angolano Òmnira. Projeto esse que fortalece o intercâmbio entre o Brasil e os países de África de língua portuguesa, uma proposta da UBESC.  Coletânea Poética “Kutanga”, 100 páginas-2020 R$ 25.
Mais informações: e-mail: lealomnira@yahoo.com.br ou pelo telefone: +55 71 98736 9778 Whatsapp.

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top