quarta-feira, 2 de outubro de 2019

POETA CABO-VERDIANO VENCE PRÊMIO GUERRA JUNQUEIRO IN PORTUGAL

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 2 de outubro de 2019  | Sem Comentarios




Presidente cabo-verdiano vence prêmio Literário 2020
O escritor e poeta Jorge Carlos Fonseca, atual Chefe de Estado da República de Cabo Verde é o vencedor do Prêmio Literário Guerra Junqueiro, em Portugal, a ser entregue em 2020. O anúncio foi feito pelo próprio escritor Jorge Carlos Fonseca na sua página na rede social, acrescentando que recebeu a notícia com “surpresa e satisfação”. “Recebi a comunicação de que fui laureado com o Prémio Literário Guerra Junqueiro – Lusofonia, Cabo Verde-2020, por deliberação unânime do Júri”, escreveu lá.
A entrega do prêmio será feita em 2020, em cerimônia organizada para a ocasião, provavelmente na cidade da Praia, em Cabo Verde, na Costa Ocidental de África, indica a mesma fonte. Este Prêmio é atribuído desde 2017, no âmbito do FIL – Festival Internacional de Literatura – realizado em Freixo de Espada à Cinta, terra natal do escritor Guerra Junqueiro, sendo a organização do Município e da Editorial Novembro. Em 2017, foi conferido ao poeta português Manuel Alegre; em 2018, ao poeta português Nuno Júdice; em 2019, ao escritor, poeta, jornalista e músico também português José Jorge Letria. Desde a criação do Prêmio nunca antes um estrangeiro tinha sido contemplado.
O festival literário tem por base a vida e obra do poeta Guerra Junqueiro (1850-1923), tido como “uma referência inquestionável da literatura portuguesa” e com raízes em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança. O escritor e poeta é autor de várias obras literárias, dentre elas: “A sedutora tinta de minhas noutes” Rosa de Porcelana Editora/2019, depois vem “O silêncio acusado de alta traição e de incitamento ao mau hálito geral” Spleen Editores/1995, “Porcos em delírio” Artiletra/ 1998, “O albergue espanhol” Rosa de Porcelana Editora/2017, num conjunto de mais de duas dezenas de livros publicados, na maioria, técnicos em Direito Penal, Processual Penal e Constitucional  e com certeza deve ter sido esse critério que o levouao reconhecimento e a ser premiado pelo conjunto da sua obra. 
Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Foto: Divulgação/Inforpress


Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top