quinta-feira, 12 de setembro de 2019

POETISA ANGOLANA PARTICIPA DE LIVRO BENEFICENTE QUE SERÁ LANÇADO EM CABO VERDE

Um grupo de mulheres de várias profissões, ligadas ou não à escrita, juntas se lançaram no mundo da Literatura, para fazerem acontecer a primeira edição de uma Antologia sobre a temática “Ser Mulher"... A obra literária terá o título de “Mulheres e seus destinos”, será lançada no dia 25 de novembro - Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em Cabo Verde/África . Onde uma das escritoras participantes é a ativista cultural e poetisa angolana Jovita Kifinamene Leal (foto), com a sua poesia Reviverei (Protesto contra a Cultura do Estupro).

Jovita é representante angolana nessa obra
Jovita Kifinamene Leal, é poetisa, escritora, ativista cultural, zungueira & mãe. É Coordenadora do Movimento Literário Kutanga/Uige-Angola, Secretaria de Edição da revista de Literatura Òmnira/Brasil, é também diretora do Núcleo/Angola-África da UBESC - União Baiana de Escritores/Brasil. Com trabalhos publicados na revista de Literatura Òmnira, na coletânea poética internacional “Com Amor & Luta” Ed. Òmnira/BA-Brasil 2017, 108 páginas e nos sites: Revista Òmnira - www.fundacaoomnira.com.br e Artefacto - robertolealomnira.tumblr.com Tem no prelo o seu primeiro livro infantil "Muanda a galinha protetora" que deve ser publicado pela editora brasileira Òmnira.
A publicação, através da escrita, espera contribuir para a igualdade de participação e reforço do posicionamento da mulher na Literatura. Outrossim, é uma oportunidade para as mulheres, ainda desconhecidas nas lides das Letras, revelarem o seu talento. De igual modo, este projeto literário, de periodicidade anual, assume um forte cariz social. Além do mais, une mulheres de gerações e lugares diferentes, de todos os setores sociais e de diferentes categorias profissionais, na promoção, valorização e consciencialização de projetos de solidariedade e de responsabilidade social.

Por conseguinte, para a estreia deste projeto, a organização elegeu, pelos excelentes trabalhos desenvolvidos, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência baseada no Género (ACLCVBG) e a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) como entidades beneficiárias na íntegra do montante a arrecadar pela venda da antologia.
Brasil & Angola poéticas
A organização espera lançar esta antologia no próximo dia 25 de novembro, data em que se assinala o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”. Depois da publicação do livro, será realizada uma gala “Mulheres e seus destinos” na qual se fará a entrega do montante recolhido às duas associações beneficiadas e se anunciarão os beneficiários da próxima edição. A obra literária tem a organização das cabo-verdianas, a professora Lena Marçal e  a relações públicas, escritora e ativista cultural Yara Dos Santos.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Foto: Roberto Leal