quarta-feira, 11 de setembro de 2019

POETA CAMARONÊS EM "PAPO DE ESCRITOR" NA BAHIA

Escritor poeta e dramaturgo Francis Beidi
A UBESC - União Baiana de Escritores e o Projeto Entrelinhas promove na semana da Consciência Negra, dia 19 de novembro (terça-feira), as 18 horas, um bate papo com o escritor, poeta e artista plástico camaronês Francis Beidi, com a participação da professora e interprete de francês Glória Terra e mediação do jornalista, escritor e editor Roberto Leal. O evento acontecerá na Cantina da Lua (Largo do Terreiro de Jesus, s/n Centro Histórico Salvador/BAHIA-Brasil), onde teremos ainda uma exposição de livros e revistas com trabalhos de autores africanos, leitura de textos e noite de autógrafos.

O escritor estará falando das suas obras, das artes plásticas e do seu trabalho de dramaturgia, além de falar do seu próximo livro que estará sendo lançado no Brasil em 2020 “Humanité Solide l’introduction sur l’Humanitude”, a obra tem a tradução da professora brasileira Glória Terra.

Francis Beidi é promotor do Salão Internacional do Escritor há 8 anos e é presidente fundador da ALISE-Auteurs Pluriels (Associação dos Atores do Livro e do Espetáculo), fundada em 2007, em Camarões/África. Há mais de 15 anos, Francis Beidi se dedica às atividades de literatura, teatro e artes plásticas em vários países na África, na Europa e nas Antilhas. É Autor de vários livros entre poesia, teatro e romance, é ele mesmo quem ilustra os seus próprios livros, através das artes plásticas, cujo o estilo inovador lhe vale uma admiração particular. Já dirigiu ateliers pedagógicos de escrita, slam, poesia, teatro experimental e também, sobre normas técnicas do espetáculo.
Obras literárias em língua francesa

É autor de: Je refuse le Paradis – Eu refuso o Paraíso Ed. Vandoris/ TCHAD / 2010 – Teatro; Respects – Respeito Ed. Vandoris/ TCHAD / 2010. Romance; Esclave volontariste sur le chemin de l’émigration - Escravo voluntarista sobre o caminho da emigração Ed. Ifrikya/ CAMEROUN / 2009 – Romance; Le tic de la barbe du Lion. O tic da barba do Leão Ed. Ifrikya/ CAMEROUN / 2007 – Novela; Mutations – Mutações Ed. Proximité - 2008 / CAMEROUN - Novel
Le Noir du Soleil – A escuridão do Sol Ed. Auteurs Pluriels - 2013 Cameroun / Poesia; Philographisme – Filografismo Ed. Auteurs Pluriels - 2014. Cameroun / Peinture – Poesia; Africa 2.1 ARNAQUE – África Farsa Ed. Auteurs Pluriels - 2015. Cameroun / Romance; Humanité Solide – Humanidade Sólida Ed. Auteurs Pluriels - 2016. Cameroun; Atelier permanente de Poesia - Slam com LAFRAZ Slam, La Ronde des Poètes du Cameroun- Roda de Poetas de Camarões, le SALONIE et le Centro Zingui em Camarões.
O evento tem o apoio do Movimeto Literário Kutanga/Angola e mais informações: +55 71 98736 9778 WhatzApp.

"Siga sob teu próprio comando ao encontro das origens de teu ser,
simplesmente deixando-se levar pelo galopar de tua alma
seguindo a sensibilidade de tua presença
na realidade do sublime em manifestação.

O sopro do poeta
sopra sobre tua fibra poética,
teu ego se opõe a tua liberdade,
e apenas tua liberdade te sussurra