Pages

sábado, 27 de julho de 2019

PRÊMIO IMPRENSA NACIONAL DE LITERATURA IN ANGOLA

Imprensa Nacional lança seu Prêmio de Literatura 2019

As inscrições estão abertas para o “Prêmio Imprensa Nacional de Literatura”, que devem ser apresentadas até o próximo dia 9 de Agosto (sexta-feira) para livros inéditos, de autoria de nacionais/angolanos e para estrangeiros residentes em Angola, há mais de 3(três) anos.
Valdir da Silva de Sousa - assessor de comunicação, imagem e captação de negócios institucionais da Imprensa Nacional, disse que o prêmio surge com o objetivo de estimular a escrita, incentivar a criação literária e os hábitos pela leitura. Em entrevista ao Jornal de Angola, disse que o intuito é descobrir novos autores, motivo pelo qual podem candidatar-se pessoas de qualquer idade. “Queremos contribuir para que apareçam futuros Pepetela, Manuel Rui e Ondjaki que não tenham a possibilidade de editar a sua criação”, pontuou.
Segundo o regulamento, as inscrições devem ser feitas em dois formatos, nomeadamente o físico e o digital. O suporte físico é entregue em duas cópias na sede da Imprensa Nacional, na Cidade Alta, já o digital num disco amovível (pendrive ou CD) ou por via do correio electrónico. (premio.literario@imprensanacional.gov.ao).
Foi justificado que as candidaturas por e-mail servem para facilitar os interessados que estejam a residir distante da província de Luanda. As propostas de livro submetidas ao prêmio são apresentadas publicamente, no dia 13 de Agosto, numa conferência de imprensa, para posterior apreciação interna do júri por um período que deve durar um mês. O júri é composto por membro na União dos Escritores Angolanos (UEA), professor universitário e editor, sendo que estes têm o direito de não escolher nenhuma das propostas apresentadas e sem recurso. E frisou que os trabalhos vão ser avaliados de acordo com a originalidade, como contribuição para a cultura nacional e respeito pelas características canônicas do gênero literário para as quais concorrem
O autor da proposta vencedora ao Prêmio Imprensa Nacional de Literatura recebe a quantia de um milhão de kwanzas e a publicação do respectivo trabalho premiado, depois de divulgada a decisão do júri no dia 13 de Setembro (sexta-feira), nos órgãos de Comunicação Social. Além da edição, cuja primeira fase terá uma tiragem de mil exemplares, a Imprensa Nacional fará comercialização do livro em todo o mundo, além da revisão literária, para a qual devem ser eliminados todos os erros ortográficos ou gramaticais e resolvidas as inconsistências com as normas de estilo adotadas para a publicação do concurso. Além da premiação principal, poderão ser atribuídas uma ou mais menções honrosas, que devem igualmente dar origem à publicação dos mesmos.
Os candidatos devem consultar o regulamento do prêmio disponíveis no site da Imprensa Nacional http://www.imprensanacional.gov.ao/index.php?id=150, uma forma de dirimir futuras duvidas. O Prêmio Imprensa Nacional de Literatura visa valorizar o talento nacional e promover a divulgação de obras de autores contemporâneos no mercado literário angolano.
 Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário