terça-feira, 27 de agosto de 2013

Encontro de Escritores vai agitar as letras baianas

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 27 de agosto de 2013  | 1 Comentario

No Ponto de Vista a Dr. Luislinda Vallois
Nos dias 10 e 11 de outubro, quinta e sexta-feira respectivamente estará acontecendo em Salvador, o III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n – Costa Azul). Uma realização da União Baiana de Escritores e Fundação Òmnira, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, da APUB - Associação dos Professores Universitários da Bahia, da Cantina da Lua e do site: Galinha Pulando.com, o encontro tem a curadoria do jornalista e editor Roberto Leal. O evento que acontecerá por dois dias, terá na sua programação: palestras, mesas-redondas, lançamento de livros e revistas, exposição de publicações de escritores baianos, recital poético, promoção de intercâmbio cultural, sorteio de publicações e coquetel de confraternização no encerramento do encontro que terá a participação de poetas, escritores, jornalistas, editores, professores, palestrantes e o público.
O objetivo do ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes é a integração da classe, visando o intercâmbio de idéias, o surgimento de novas oportunidades e pólos de discussões, buscando uma melhor política cultural para o desenvolvimento de projetos e publicações de escritores baianos independentes. Participarão do encontro, profissionais das áreas a serem discutidas que serão convidados e estará à disposição dos participantes para esclarecer dúvidas e oferecer um melhor entendimento quando o assunto for literatura independente, comunicação, leitura, publicação e divulgação de projetos. Esse ano o ENEBI homenageia o líder negro sul africano Nelson Mandela.
Jornalista Cesar Razec e a Concrecoisa
Vasta programação: Já confirmada à participação da primeira juíza negra do Brasil, a hoje desembargadora Luislinda Valois, que será entrevistada no quadro “Ponto de Vista”; será entregue o título de “Personalidade de Importância Cultural” ao poeta e educador Douglas de Almeida, das mãos do jornalista Roberto Leal que é presidente da União Baiana de Escritores, título concedido pela Fundação Òmnira anualmente a personalidade que se destaca fazendo um trabalho sócio-educativo-cultural na nossa cidade; ainda teremos a Palestra “Concrecoisa”, a cerca da poesia concreta, com o jornalista (ex Jornal A Tarde) César Rasec, que define em seu site a poesia concreta assim: “Concrecoisa é imagem, é palavra, é idéia, é filosofia, é ciência, é qualquer coisa. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é a Concrecoisa”; a palestra da professora de letras da UESB, Zilda Freitas, “Mito e Identidade Nacional na Poética de Fernando Pessoa”; a mesa redonda: “Novas leituras, novos leitores: o papel da escola” com os professores e escritores Adriana Abreu (UESB), Marcelo de Oliveira Souza , Carlos Souza e o professor e agitador cultural Douglas de Almeida...
Dentre tantas outras abordagens, como: o coquetel de posse da diretoria da União Baiana de Escritores e o lançamento do Projeto infantil “Tabuleiro das Letrinhas Baianas” que é um coletivo de autores de literatura infantil e infanto-juvenil. O grupo pretende dar visibilidade para o autor que desenvolve a maior parte do seu trabalho na Bahia. Objetiva também que o público poderá conhecer melhor a obra e linha editorial adotada por esses escritores. Os autores promovem o projeto. Cada um com o seu estilo, o seu modo de escrever e traduzir a poesia, a imaginação e a pureza da infância. O leitor é o convidado para provar dessas delícias e ficar por dentro das histórias que movimentam o mercado editorial baiano. Nesse ambiente de celebração têm histórias para todos os gostos, apresentadas pelo próprio autor.
Autores que terão obras expostas: Antonio Cedraz, Cristina D’Ávila, Débora Knittel, Enéas Guerra, Fabiana Barros, Hugo Pinto Homem. Iray Galrão. Lucas Yuri, Nádia Nunes, Odívia Barros e Sandra Popoff.
Teremos ainda dentro da programação recital de poesia com os poetas Tiago Gato Preto, Edgar Velame, Douglas de Almeida e Marcos Peralta. O lançamento da “Revista Òmnira” com autores de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e USA; o lançamento dos Livros "Coração Amargo em Flor" da poetisa Audelina Macieira e do livro “Zé da Binha: O Dom Quixote do Sertão” do escritor João Camilo Hernandes, ambas as publicações da Editora Òmnira, exposição de obras em exposição de Editoras entre elas  Òmnira, Pimenta Malagueta e Artpoesia. E vai ter muito mais, literatura pra não acabar mais!
As inscrições continuam abertas até o dia 15 de setembro. Mais informações www.fundacaoomnira.com.br ou  lealomnira@yahoo.com.br ainda pelos telefones (71) 8688-8096 /9722-6805 ou por carta: Fundação Òmnira, Rua Leste 2, quadra 37.2 Lote 01 – térreo, Parque São Cristóvão CEP 41510-788 Salvador/Bahia-Brasil.

Texto: Roberto Leal
Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira

Um comentário:

1. Sou escritor e desejo pertencer a União Baiana de Escritores, mande-me informações a respeito Edizio Mendonça -ediziomestre@hotmail.com

ResponderExcluir